SOBRE A ADOBA

Percebendo a importância da união de uma nova categoria de atuação, algumas doulas resolveram se encontrar periodicamente para falar sobre questões relacionadas aos serviços que prestamos às gestantes, nossa atuação frente aos outros profissionais e as possibilidades de cooperação e associação. Desde o segundo semestre de 2014, estamos nos reunindo em busca da construção de um coletivo organizado de Doulas da Bahia, que torne o grupo mais empoderado pela luta, não só pela Humanização da Assistência ao Parto, mas também de uma nova categoria de atuação que se encontra ainda muito frágil no cenário da assistência ao parto. Assim nasceu a ODOBA.

Pensando numa atuação mais formalizada, que possibilite um diálogo com entidades públicas e privadas para que tenhamos mais autonomia e liberdade de prestar nossos serviços em qualquer espaço, iniciamos o processo de formalizar uma Associação de Doulas. Convocamos as doulas da Bahia através de um edital e realizamos a assembleia de constituição da Associação das Doulas da Bahia – ADOBA - em 14.05.2018. A ADOBA surge para representar as Doulas da Bahia, defender seus interesses, dialogar com a sociedade, interagir com outras entidades congêneres e instituições que se comuniquem com as atividades das Doulas.  

 

 

MISSÃO

A Associação de Doulas da Bahia - ADOBA - tem como missão promover a união entre essas profissionais que assim escolheram ou foram escolhidas a adentrar no mundo da Humanização do Parto e Nascimento. Não possui cunho político ou partidário, atende a todas, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor, etnia ou crença religiosa.  

A finalidade desta Associação é representar a categoria e defender a autonomia e interesse das Doulas da Bahia, estimulando o caráter individual de atuação fundado na livre iniciativa, na valorização do trabalho, norteando, contudo, as práticas éticas, a fim de contemplar um código comum. Buscando os melhores caminhos para o nosso crescimento, aprimoramento e união.  

 

VISÃO

Ser um grupo de referência regional no atendimento integrado às gestantes e seus familiares durante a gestação, parto e puerpério. Além de ser reconhecido por proporcionar eventos de interesse da categoria, como cursos, encontros, palestras, atividades culturais e afins, assim como, troca de informações e aprimoramentos, ou seja, um centro de formação de doulas, as quais possam desemprenhar suas funções baseadas nas boas práticas.

Objetivamos contribuir para mais nascimentos humanizados na Bahia, colaborando para que as mulheres sejam respeitadas em suas escolhas e assumam o protagonismo de suas histórias durante a gestação, parto e puerpério. Também pretendemos promover parcerias e alianças com entidade públicas e/ou privadas, objetivando a inovação e o compartilhamento de conhecimento relativo às atividades das Doulas da Bahia.

VALORES

  • Atendimento baseado em evidências científicas e valores éticos;

  • Responsabilidade social e respeito ao nascimento;

​Diretoria (Gestão 2020|2022):

1.      Presidenta – Tarsila Leão

2.      Vice-Presidenta – Flávia Arruda

3.      Secretária Executiva – Kátia Cordeiro

4.      Vice Secretária Executiva – Taiana Oliveira

5.      Diretora de Projetos – Sara Pinto

6.      Vice Diretora de Projetos – Marília Torreão

7.      Conselho Fiscal – Graciele Menezes e Jade Nolasco

8.      Conselho Suplente - Ana Celeste Auto

9.      Tesoureira – Amanda Santana

10.     Vice Tesoureira – Gabriela Mendes

 

Comissão de Ética:

Pela Diretoria: Sara Pinto e Tarsila Leão

Pelo Conselho Fiscal: Jade Nolasco

Pela Assembleia Geral: Raquel Cerqueira

  • Black Instagram Icon
  • Ícone de App de Facebook

© 2016 ADOBA | todos os direitos reservados